MACH Architecture: Definindo o Futuro do Desenvolvimento de Serviços


🌐 MACH Architecture: Definindo o Futuro do Desenvolvimento de Serviços 🚀

MACH Architecture ( Microservices,API-First,Cloud-Native, Headless ) é um conjunto de princípios e padrões que definem os diferentes blocos de construção de uma arquitetura nova, conectável e escalável para criar serviços back-end e experiências de usuário modernas.

🧩 A Arquitetura da Empresa Componível
A MACH Architecture propõe um conjunto de princípios, padrões e tecnologias associadas que permitem aos adotantes resolver problemas de negócios compondo soluções usando serviços e tecnologias de ponta. Ela apoia a empresa componível, onde os negócios adotam componentes internos e de terceiros que são conectáveis, substituíveis, escaláveis e implantados e aprimorados independentemente.

🌐 Microservices:
Microservices é um padrão arquitetônico nativo da nuvem que estrutura uma aplicação como uma coleção de serviços organizados em torno de capacidades técnicas ou de negócios específicas. Eles são tipicamente geridos por pequenas equipes internas de desenvolvedores que codificam, testam e implantam sua funcionalidade de forma independente. Eles também podem ser gerenciados por empresas terceirizadas que fornecem soluções SaaS, na forma de um Sistema Autônomo que os desenvolvedores integram em uma solução de negócios existente.

Esses serviços são fracamente acoplados, o que significa que diferentes Microservices que compõem as soluções estão fracamente associados uns aos outros. Mudanças em um serviço não afetam necessariamente outros componentes do sistema.

🔗 API-First:
Na abordagem API-First, APIs são tratadas como “cidadãs de primeira classe”, expondo toda a funcionalidade de negócios através de um conjunto bem definido de contratos que permitem a interação entre dois ou mais sistemas. Esta estratégia permite que as empresas criem APIs que podem ser desenvolvidas de forma eficiente para todos os tipos de dispositivos e plataformas.

☁️ Cloud-Native:
Cloud-Native é uma abordagem moderna para construir, projetar e operar aplicações de software que aproveitam ao máximo o modelo de computação em nuvem, resultando em aplicativos e serviços flexíveis, escaláveis e resilientes.

🔳 Headless:
Sistemas Headless são serviços API-First que permitem a criação de aplicações onde a experiência do usuário é completamente desacoplada do back-end, tornando seu conteúdo acessível via APIs RESTful ou GraphQL.

Referências:
https://macharchitecture.com/