Architecture Haiku e Architecture Hoisting


Hoje eu gostaria de falar sobre duas técnicas de design de arquitetura de software: Architecture Haiku e Architecture Hoisting.

🏢 A técnica de Architecture Haiku [1] é uma forma de expressar ideias complexas sobre arquitetura de software de maneira concisa e poética, semelhante à poesia tradicional japonesa haiku. Essa técnica é usada para transferir ideias complexas de uma pessoa para outra de maneira mais eficaz, escrevendo-as de forma resumida.

Segundo [1] com apenas uma página de papel (padrão assumido, A4) é suficiente para descrever a intenção arquitetural, pois assim não há espaço para indecisões ou indiretas.

🚀 Já a técnica de Architecture Hoisting [1] é uma técnica de design em que a responsabilidade por uma restrição de design intencional, ou “guiderail”, é movida dos desenvolvedores para a própria arquitetura. Essa técnica é usada para garantir que a arquitetura de um sistema de software seja projetada com a intenção de garantir um atributo de qualidade específico, como desempenho ou segurança.

Ambas as técnicas são usadas para melhorar a qualidade do sistema de software resultante. Espero que tenham gostado! 😊

Referências:

  • [1] George Fairbanks - Just Enough Software Architecture: A Risk-Driven Approach. O’Reilly Media, 2010.